Como as redes sociais podem aumentar a popularidade de um blog?


Os hábitos comportamentais na internet são visivelmente mutáveis. Se antes a utilização das redes sociais se restringia em estabelecer relações interpessoais entre os usuários, hoje não só isso, ela oferece uma infinidade de opções, inclusive abrem a brecha para o trabalho de profissionais gestores de redes sociais para a captação de público e estreitamento de relações entre usuários e bloggers.

COMO AS REDES SOCIAIS PODEM AUMENTAR A POPULARIDADE DE UM BLOG?

Existe uma infinidade de redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Google+, LinkedIn e outras. Seu blog não precisa estar presente em todas elas, mas é preciso analisar quais delas são mais utilizadas pelo seu público-alvo, ou seja, por aqueles que se interessam pelo conteúdo tratado por você em seu blog.

Conteúdo
Um dos grandes desafios para quem atua com as mídias digitais de nichos específicos, é conseguir promover o tratamento e adaptação de linguagem adequada para os dois meios.

A simples duplicação do conteúdo dos blogs nas redes sociais, além de não contribuir com o objetivo inicial de aumentar a participação do público no blog, é altamente prejudicial aos motores de busca como o Google, por exemplo, que pode entender a prática como uma forma de burlar a classificação nos mecanismos de pesquisa. A presença seja empresarial ou pessoal, de divulgação de ideais ou simplesmente um blog-diário, tem de ser única nos dois meios, ou seja, o contexto pode e deve ser o mesmo nas redes sociais. Contudo, a linguagem deve ser adaptada a este público.

Quem está nas redes sociais pode até querer consumir conteúdos mais extensos, mas que naquele exato momento, utilizando aquela ferramenta de comunicação rápida e instantânea, ele precisa ser envolvido logo de cara por textos curtos e resumidos, levando-o a convergir para um leque de conteúdo maior e explicativo, ou seja, que ele vá para o seu blog.

Se você possui um blog de poesias, por exemplo, uma das saídas para chamar atenção e adaptar a mensagem é a utilização de imagens: Montar pequenas fotos com citações de uma poesia com o link do post original. Apostar nesta e demais linguagens multimídias pode ser o que falta para aumentar as visualizações diárias de um blog.

Relacionamento
               
Nem quando o assunto é captação de público as redes sociais não perdem seu intuito inicial. Mesmo tendo este como objetivo final, é pelo desenvolvimento de relacionamentos entre seu público leitor que a maior parte da captação efetiva, ou seja, das pessoas que entram uma vez e posteriormente voltam ao seu site de maneira autônoma (sem precisar ser impactado), é feita. Voltando ao exemplo do blog de poesias, seus leitores podem querer interagir, dizer o que acham do seu conteúdo com elogios, críticas, demonstrar identificação ou ainda rejeição. Através das redes sociais isso se faz bastante dinâmico e direto, através do contato com o autor, estreitando os laços literários.

Planejamento
               
Conteúdo pronto? Táticas de relacionamento traçadas? É hora de planejar como e com qual frequência isso será disposto. Sim, regularidade e assiduidade são pontos fortes quando o assunto é gerenciamento de conteúdo ao público alvo.

Estão aí as gigantes produtoras de vídeos do Youtube que não me deixa mentir: O canal Porta dos Fundos, por exemplo, lança seus vídeos (também nas redes sociais) semanalmente, e o canal Parafernalha promove a captação massiva de seu público.

Com que frequência seu público-alvo está presente nas redes sociais?

Se você não tem acessos a ferramentas como Google Analytics para mensuração destes aspectos, o jeito é ir tentando e alternando os horários e dias de publicação até encontrar os momentos que mais rendem visitas em seu blog, ou interações nas redes sociais.
Este tipo de captação de público demanda tempo e conhecimento específicos de comportamento de público, portanto, estude e compreenda como seu público pensa e age, e ofereça a ele conteúdos da maneira mais simples e multimídia possível e veja seu blog bombar!

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