Confira 30 dicas para criar seu blog de sucesso!


1º – Crie uma base sólida
O primeiro passo para criar um blog de sucesso em pouco tempo é construir uma base sólida para sustentar este crescimento.
Digo isso pois ao iniciar um blog são necessárias algumas tomadas de decisão que irá impactar de forma muito grande no seu sucesso.
Decisões como escolha da plataforma, opção por utilizar domínio próprio, escolha do serviço de hospedagem, entre outras.
Muitos ao iniciar um blog seguem a primeira opção que encontrar e acabam por se arrepender mais a frente.

Eu preparei um vídeo tutorial na qual eu mostro passo a passo Como Criar um Blog Profissional em 3 passos, vale a pena dar uma olhada: (serve também para quem já tem blog. É possível reverter escolhas de plataforma e etc.)

2º – Defina o conteúdo
O inicio com certeza é aqui! Você pode ser o melhor designer, o melhor escritor, mas se você cria um blog sem saber o que vai escrever… Esquece!
Você precisa ter um nicho de atuação antes de criar um blog. Uma boa análise utilizando ferramentas com o Google Keyword Planner pode ajudar bastante neste ponto. Além disso, avalie se já existem muitos blogs na área, para ter uma base da concorrência que irá enfrentar.

3º – Faça um conteúdo diferente
Dê preferência ao que não foi criado ou pelo menos ao que menos foi criado. Por tanto é muito importante escolher um assunto que você domina.
Criatividade é a chave do negócio!

4º – Analisando a concorrência
Dificilmente você vai encontrar um assunto bom e que não é falado por algum blog. É nessa hora que o melhor trabalho vai sair na frente.
Procure blogs e sites que falem do mesmo assunto, veja grandes trabalhos relacionados e inspire-se neles.
Claro! Você não vai fazer igual ao outro blog e sim algo além. Lembre-se do que eu disse: Crie um blog completo e diferente.

5º – Estude o público
Pesquise, crie e pesquise novamente. Pois assim você vai descobrir realmente qual o seu público. Em seguida melhore o conteúdo, completando de acordo com os resultados das pesquisas.
Se trabalha por exemplo com a área de turismo e seu público são em grande maioria turista que viajam dentro do Brasil mesmo, não vai adiantar muito ficar criando muitos conteúdos para falar de pontos turísticos de cidades fora do Brasil.

6º – Desenvolvimento estrutural
Digo várias vezes e não canso de repetir: Não é só conteúdo! Um blog precisa de um ambiente agradável para leitura.
Um layout bem trabalhado faz muita diferença. Não precisa ser O layout e sim um bom layout.

Nada de frescuras e widgets desnecessários que sobrecarregam a página, pois em quanto mais leve o seu blog for, mais rápido será carregado (nem todo internauta tem paciência suficiente para esperar o seu blog abrir).
Quando for criar o seu template ou modificá-lo, faça testes pelo menos nos navegadores mais utilizados (Firefox, Internet Explorer, Google Chrome e Safari) e uma resolução básica (1280 x 800), isso faz parte do conforto oferecido ao visitante.
Criatividade é fundamental, mas não saia muito do padrão, pois algo diferente de mais se torna assustador! ;x

7º – Cuidado com as cores
Fundo vermelho com letras pretas, precisa comentar?
Faça combinações de cores, mas nada de exagero. A combinação perfeita para leitura (comprovado) é fundo branco ou cinza claro com as letras em cor preto.
Cores fortes irritam e cores fracas relaxam muito o usuário, por tanto a combinação perfeita depende dos dois lados.
Faça uma mesclagem entre dois tons de forma que não canse a visão.
Isso é ainda mais importante em blogs, pois a tendência é que as pessoas passem um bom tempo lendo seus textos e com certeza elas não resistiriam a um blog com cores muito carregadas.

8º – Navegação rotativa
Diariamente um blog recebe grande porcentagem de suas visitas por meio de sites de busca, cabe a você manter ao máximo esse visitante em sua página. Para isso é recomendado utilizar sistema de postagens relacionadas em cada arquivo e incluir em toda página links para outros artigos. Dessa forma você chama a atenção dos famosos pára-quedistas e quem sabe consegue mais um leitor fiel.

9º – Desenvolva um site para celular
Parece bobeira, mas cada ferramenta (útil) a mais pode fazer a diferença.

Ainda mas nos dias de hoje em que celulares fazem tarefas que nem verdadeiros computadores, além de que as pessoas têm cada vez menos tempo livres.

Um site/blog que fornece essa opção cria mais uma forma simples e rápida para os leitores acompanharem suas atualizações.

10º – Use informações externas
Principalmente em blogs de notícias isso é essencial para provar a veracidade do fato.
Por isso recomende outros blogs, outros links, indique livros, em fim, dê o maior número de informações ao seu leitor.
Todavia, caso tire informações de outro blog ou site indique a fonte.

11º – Use uma linguagem simples e correta
Escreva detalhado com uma linguagem correta e acessível a qualquer público.
Evitando assim jargões, pois isso limita o entendimento do publico e caso ainda haja necessidade disso explique o significado da palavra.

12º – Escreva textos curtos
Textos grandes dificilmente serão lidos de cabo a rabo, mas isso não é desculpa para escrever verdadeiras frases. O correto é escrever bem, escrever detalhado e sem exageros, indo assim direto ao ponto.

13º – Evite músicas de fundo
Em caso de sites de músicas ou temas relacionados ÀS VEZES fica bom.
Tirando isso não use músicas de fundo que iniciam automaticamente.
Você não vai conseguir agradar a todos e também muitas pessoas navegam ouvindo músicas em seu próprio computador, é horrível ser atropelado por uma música que nem faz o seu tipo.

14º – Dose as animações e anúncios
As animações (principalmente em flash) pesam o blog e em excesso provocam uma poluição visual. O mesmo acontece com anúncios. Então fica combinado: Nada de exageros.

15º – Faça o seu perfil de escritor
Faça com que os outros te conheçam. Fica mais confortável e passa mais confiança aos leitores quando percebem a presença verdadeira de um humano atrás de tantos códigos e palavras.
Publique uma ou outra foto em seu perfil, isso vai passar ainda mais confiança.

16º – Tenha cuidado com a sua exposição
Sua divulgação é importante como eu disse acima, entretanto tenha cuidado.
Ao expor sua vida pessoal de forma exagerada você está abrindo as portas para uma relação intima com todos que acessam o seu blog e às vezes isso pode trazer alguns desentendimentos e decepções.
O ideal é que você não utilize muito informações pessoais, a não ser para exemplificar casos que caiam bem no assunto que estiver debatendo no artigo em questão.

17º – Crie conteúdo extra de qualidade
Crie promoções, divulgue eventos e outros conteúdos extras para maior interação entre blogueiro e leitor.

18º – Não use contador na página
Use um contador de visitas oculto, ou seja, que só você tem acesso.
Ninguém quer saber o tanto de visitas que o seu blog recebe.

Além de que a quantidade de visitas para o outro pode ser muito pouco em relação ao que você acha que é muito, e muitas vezes isso pode ser ruim (havendo uma quebra de expectativa em relação ao blog).

Você não precisa esconder, apenas forneça caso o leitor faça uma solicitação, fora isso, guarde os números pra você.

19º – Ofereça versões em outros idiomas
Fornecer textos em outras línguas é expandir o seu publico.

Não vejo isso como uma ferramenta irrecusável, mas faz parte das ferramentas úteis.

Obs: Alguns tipos de blogs isso não fica muito bom (exemplo: blogs de quadrinhos).

20º – Responda os seus leitores
Uma tarefa bem difícil, ainda mais para blogs que recebem uma quantidade considerável de comentários e emails.
Vale à pena fazer esse esforço, todo leitor admira um escritor que dá atenção ao seu público.

21º – Modere comentários
Palavras de baixo calão no meio de seus artigos causam uma má impressão aos novos visitantes.
Modere, todavia não se esqueça de que comentários bons não são apenas comentários a favor de seus textos.
Discuta pacificamente com os comentaristas em busca de um bom censo.

22º – Parceiros
Boas parcerias trazem bons resultados. Trocas de links podem trazer benefícios, mas feita de forma bagunçada podem trazer mais dor de cabeça do que visitantes.

23º – Participe de redes sociais
As redes sociais fazem com que pessoas que realmente gostam do seu blog comuniquem entre si. Uma forma de interação e status para um blog.
Não se esqueça: Não basta criar uma comunidade no Orkut, é sempre bom dar uma palavrinha de vez em quando também.

24º – Flickr, YouTube e Twitter
Caso seu blog seja ligado a imagens é muito interessante divulgar o seu trabalho no Flickr.
Se você é um cara criativo e sabe fazer/editar vídeos surpreendentes o YouTube é uma formidável fonte de divulgação.
Recomendo até a empresas, o YouTube é um tipo de serviço que só depende de um bom trabalho para fazer sucesso.
Quanto ao Twitter estamos cansados de falar. Publique novidades, informa acontecimentos, levante dúvidas e ganhe muitos seguidores que hoje ou mais tarde podem te levar ao sucesso.

25º – Não abandone o blog
Problemas surgirão, preguiça e falta de criatividade, isso tudo é normal!
A única coisa que não pode acontecer é isso se tornar uma rotina.
Se você trabalhar bem durante um ano e ficar três meses sem publicar nada, todo seu trabalho vai por água abaixo.

26º – Compartilhe boas experiências
Divulgue notícias do seu blog, algum acontecimento, algum crescimento, proposta, ou divulgue até mesmo experiências inovadoras do seu cotidiano que podem servir para os seus visitantes.

27º – Vários domínios

Caso seu blog possua, por exemplo, um domínio .com registre outros por segurança, preserve sua marca.

28º – Divulgue
Use sua criatividade, mas sempre respeitando o espaço do outro. Não faça spam! Use mecanismos como indexadores de conteúdo e sistemas de anúncios em blogs ou com empresas especializadas.
Leia também: 

– Indexadores de conteúdo
– Divulgar seu Blog
– Catálogo de Blogs

29º – Palavras-chave nos textos
Escreva de forma que os buscadores encontrem seu conteúdo. Coloque palavras que as pessoas vão digitar na hora de procurar o assunto nos buscadores.
Dê título à suas postagens que melhor descrevem o conteúdo, o Google valoriza muito o que está escrito no título dos posts.

30º – Estrutura para gerenciar os blogs
É importante você organizar o seu tempo. Caso tenha mais de um blog é preciso organizar os dias e horários reservados para cada um.
Em quanto mais organizado, comunicativo, criativo, responsável, melhor será o resultado final.

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